terça-feira, 5 de outubro de 2010

ROQUE SANTEIRO


E começando, vamos falar de "Roque Santeiro", uma das novelas de maior sucesso de todos os tempos da Rede Globo. Há vinte e cinco anos, em 24 de junho de 1985, a Vênus Platinada levava ao ar o primeiro capítulo da trama de Dias Gomes, baseada em uma peça de sua autoria, o "Berço do Herói". Escrita por Dias e Aguinaldo Silva, com colaboração de Marcílio Moraes e Joaquim Assis, e com direção de Gonzaga Blota, Marcos Paulo, Jayme Monjardim e Paulo Ubiratan, "Roque Santeiro" deveria, na realidade, ter estreado dez anos antes, em 1975, mas às vésperas da estreia, foi impedida de ser exibida pela Censura - o Brasil vivia à época da ditadura.

Repleta de personagens inesquecíveis e com um dos mais brilhantes elencos reunidos pela Rede Globo, "Roque Santeiro" conta a história de Asa Branca, pequena cidade no nordeste brasileiro (na realidade, a cidade era uma miniatura do Brasil em mais uma das críticas inteligentes de Dias Gomes). Lá, há dezessete anos, o coroinha Luís Roque Duarte, conhecido como Roque Santeiro (José Wilker), por sua habilidade em modelar santos, tombou morto ao defender a população dos homens do bandido Navalhada (Oswaldo Loureiro), logo após seu misterioso casamento com a desconhecida Porcina (Regina Duarte). Santificado pelo povo, que lhe atribui milagres, tornou-se um mito e fez prosperar a cidade ao redor da sua história de heroísmo.

Só que Roque não está morto e volta à cidade ameaçando pôr um fim ao mito. Sua presença leva ao desespero o Padre Hipólito (Paulo Gracindo), o prefeito Florindo Abelha (Ary Fontoura) e o comerciante Zé das Medalhas (Armando Bógus), principal explorador do santo. Mas o maior prejudicado é o coronel Sinhozinho Malta (Lima Duarte) - "Tô certo ou tô errado?" -, que vê ameaçado o seu romance com a Viúva Porcina, que nunca foi casada com Roque e sempre viveu à sombra de uma mentira articulada por Malta. Mentira institucionalizada para fortificar o mito e tirar vantagens pessoais.

Ao retornar, Roque interfere na relação entre Sinhozinho Malta e Porcina, além de reascender a paixão de Mocinha (Lucinha Lins), a verdadeira noiva que nunca se conformou com seu desaparecimento e que se manteve casta à espera de seu amor, mesmo pensando que ele estivesse morto. Ela é filha do Prefeito Abelha e da beata Dona Pombinha (Eloísa Mafalda), e é cortejada pelo soturno Professor Astromar Junqueira (Ruy Rezende), suspeito de ser o lobisomem.

Asa Branca também fica movimentada com a chegada da sensual Matilde (Yoná Magalhães), velha amiga de Sinhozinho Malta, que monta o único hotel da cidade, a Pousada do Sossego, e traz do Rio de Janeiro duas "meninas", Ninon (Cláudia Raia) e Rosaly (Ísis de Oliveira), que vão trabalhar em sua boate Sexus e enfrentar a ferrenha oposição do Padre Hipólito e das beatas da cidade, comandadas por Dona Pombinha Abelha.

Também chega à cidade a equipe de filmagem de Gérson do Valle (Ewerton de Castro), o cineasta que vai filmar a saga de Roque Santeiro. A película tem como astros principais a atriz Linda Bastos (Patrícia Pillar), por quem o diretor é apaixonado apesar de ser casada com o ciumento Tito (Luiz Armando Queiroz), e o mulherengo Roberto Mathias (Fábio Jr.), que acaba por se envolver com a Viúva Porcina, com Dona Lulu (Cássia Kiss), a reprimida esposa de Zé das Medalhas, e com Tânia (Lídia Brondi), a contestadora filha de Sinhozinho Malta que acaba por se apaixonar pelo Padre Albano (Cláudio Cavalcanti). 

Ainda no elenco, nomes como Nelson Dantas, Nélia Paula, Arnaud Rodrigues, Elizângela, João Carlos Barroso, Maurício do Vale, Wanda Kosmo, Alexandre Frota, Maurício Mattar, Othon Bastos, Tony Tornado e Ilva Niño ("Miiiiiiinaaaaaaaaaa!"), entre outros.




Muitos momentos foram marcantes: o retorno de Roque à Asa Branca; as noites em que o  lobisomem ("Mistérios da meia noite, que voam longe...") atacava na cidade; Sinhozinho Malta lambendo a mão de Porcina feito um cachorrinho; e a hora em que Padre Albano bate o sino para reunir todos na praça e desvendar a farsa da morte de Roque Santeiro. Porém, o Beato Salú, que andava em coma, acorda novamente e a população acaba celebrando novamente os milagres de Roque Santeiro, ao invés de despertar para a verdade. 

 Graças a uma perfeita combinação de texto, direção e elenco, "Roque Santeiro" foi um enorme sucesso. Tanto que seu último capítulo registrou 100% de audiência no seu dia de exibição, feito nunca mais repetido até então. Segundo Nilson Xavier em seu site Teledramaturgia, "A notável penetração de 'Roque Santeiro' nos hábitos brasileiros, discutindo religião, misticismo popular e política, descartando o romantismo e adotando a caricatura no lugar de personagens psicológicos, devolveu à telenovela sua função de catalisadora das massas." 

Além disso, a trama praticamente lançou uma 'nova' Regina Duarte. Acostumada sempre a viver as mocinhas ingênuas, sofridas ou batalhadoras, Regina passou de "namoradinha do Brasil" a "amante nacional" com Porcina! Conforme lembra Aguinaldo Silva em seu blog, "Sem tirar o mérito da atriz, quem se entregou de corpo e alma à personagem e a tornou inesquecível foi [o diretor] Paulo Ubiratan. Quando ele anunciou que queria Regina para viver a personagem, houve, entre os executivos da emissora, certa estranheza. Afinal, embora ela fosse disparada a maior bilheteria da Rede Globo e a atriz mais famosa da casa, tinha se especializado em papeis de mocinhas adocicadas, e Porcina, bem... Porcina era o que se poderia se chamar de uma verdadeira “piranha”." Fora isso, a trama também lançou moda, com os extravagantes figurinos de Porcina e Matilde, além das perucas de Sinhozinho Malta.

Com tantos méritos e recordada até hoje, não é de se espantar que "Roque Santeiro" tenha  sido a primeira novela lançada em DVD pela Rede Globo. Em 2010, comemorando os vinte e cinco anos da estreia da trama, foi lançada uma caixa com 16 discos e mais de 50 horas de conteúdo, além de extras e comentários para que os que puderam conferir a obra matem a saudade, e que os que ainda não conhecem, se deliciem com ela. 

Clicando aqui, você confere a abertura da novela, na voz de Moraes Moreira. Além disso confira também algumas cenas, como Sinhozinho Malta lambendo a mão de Porcina,o retorno de Roque à cidade, a transformação do professor Astromar no lobisomem, e a cena final da trama.

Um comentário: